segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Rua Odorico Quadros, 280.

Vivi dos 3 aos 22 anos na mesma casa. A casa da Odorico Quadros.
Mesmo há muitos anos longe de Campo Grande e mais ainda dessa casa, ela é ainda uma referência muito forte. Não é apego ao passado. Acho que é mais um apego ao simbolo de lar.
A casa foi vendida, se transformou em uma clínica de fisioterapia. Não foi feliz. Não era sua vocação.
Atualmente se transformou em um restaurante. E como pude constatar, está muito feliz.

A visita não foi fácil, demorei para ir conhecer o novo restaurante. Enfim, em um das minhas vindas a Campo Grande, tomei coragem e fomos.

A entrada permanece igual. As mesmas plantas, o mesmo paralelepipido, caminho que fiz durante anos  ... chegar em casa, estar em casa ... era o que o caminho significava.

Na porta (a mesma porta de madeira maciça) a gerente deu as boas vindas.

- Boa noite, já conhecem a casa?

[Ela poderia ter dito qualquer outra coisa. Já conhecem o restaurante? Mesa para quatro? Preferem na varanda ou no salão? Esperam mais alguém? Mas não, ela disse: - Conhecem a casa? A c.a.s.a.?? Vejam bem, foi a minha casa durante anos. Minha casa!!!!]

Silêncio. Um silêncio constrangedor pairou no ar. Quatro pares de olhos encaravam a mulher, que não entendia nada. Graças a Deus alguém disse que já conhecíamos, entramos, escolhemos o salão de dentro (era a sala de visitas ... ai se ela sala falasse...melhor deixa...)

Pedimos um vinho e acho que só voltei a respirar depois do primeiro gole. Eu estava cautelosa, parece engraçado agora, mas na hora, a cena teve uma carga dramática digna de cinema europeu.

Pedi para conhecer a casa, o mais correto seria (re)conhecer a casa, mas fiquei com preguiça de explicar para a gentil gerente toda essa história.

Andei pelo corredor que conduzia aos quartos, agora com mesas, uma decoração linda, tudo de muito bom gosto. Passei pelo quarto que foi do meu irmão. Voltei ao corredor. Dei mais alguns passos e entrei no meu quarto. Um milhão de recordações.

Fui até a varanda. A minha pitangueira!!! A pitangueira que eu plantei ainda está lá!! A mãe de todas!

Voltei chorando para mesa, não consegui manter o olhar blasé e nem o discurso budista de desapego.

Fui salva pelo vinho. Outra garrafa. Amém, Baco!!

Sai de lá feliz. A casa está feliz, realizando sua vocação de reunir pessoas, com bom papo, boa comida, boas bebidas e boa música.

Quem frequentou a Odorico Quadros, 280 sabe do que estou falando.


(video youtube - Trattoria Zafferano)

domingo, 8 de janeiro de 2012

Férias, Papai Noel, Baobás e o Pequeno Príncipe.

Fim de ano me estressa.
Não só pela correria de presentes, amigo secreto, lembrancinhas, mensagens, shoppings, mercado, ceia, peru, castanha portuguesa (que esse ano não comi). Mas, principalmente, pela consciência do tempo passando. Olhar o calendário na última folha de novo é estressante para mim.


Praia me desestressa.
Nada como molhar os pés no mar verde esmeralda de Porto de Galinhas para deixar todo estresse ir embora. Deus, obrigada por ter criado as praias do Nordeste Brasileiro. Iemanjá, obrigada por nos emprestar todo esse marzão lindo.



O Papai Noel tem celular, mas também tira férias.
Vini embaixo no guarda sol, pé na areia, mexendo no celular no pai. De repente para e fala empolgado com a prima: - Bibi, meu pai tem o celular do Papai Noel. Vamos ligar para ele?
... abafa ...
- Filho, o Papai Noel está de férias. Trabalhou demais esse ano. Precisa descansar.
Olhou desapontado pro celular.



Existem 18 Baobás catalogados em Pernambuco.
Fiquei empolgada com os Baobás. Mas só fiquei sabendo disso no dia de ir embora. Foi seu Josafa, motorista e guia de primeira que me contou, entre outras curiosidades. - Tem um baobá bem aqui - apontou a placa do vilarejo - com 350 anos e 15 metros de diâmetro. Perguntei sobre sementes, sempre quis plantar um baobá. Ele disse que era necessário muda e citou o Pequeno Príncipe como fonte. - No livro, o Pequeno Príncipe precisa removar toda raiz, todo dia, não pode deixar nada. As raízes são terríveis.
Me ganhou totalmente




Voltei pronta para 2012! 


(foto do baobá no site http://www.ipojucanos.com/)