domingo, 19 de agosto de 2012

Sabe por que me apaixono por determinado livro?




Era uma manhã de sábado, dia lindo lá fora. Privilégios que só o Rio tem, janela da faculdade com vista para o Pão de Açúcar.

A pergunta me chamou de volta à sala de aula. Ele tinha a resposta. Eu esperava por uma grande revelação. Não peguei o início da conversa, quem foi que disse, eu não sei, mas essas palavras me fisgaram.

- Geralmente nos apaixonamos pelos livros que dizem o que não conseguimos dizer.

Parece simples, e até óbvio. Mas tive que concordar. Foi assim que me apaixonei por tantos livros. Sabe aquela vontade de ler em voz alta só para poder compartilhar com alguém? Eu sou assim.Tem autor que consegue traduzir exatamente o que sou, sinto, e que nunca tinha conseguido expressar de forma tão clara e contundente. A vida sempre imita a arte, ou a arte imita a vida?

Me apaixono pelas palavras que encaixam nas lacunas, espaços vazios ou repletos de interrogações. São os livros-repostas. Amo-os e para esses reservo um lugar especial na estante. Em um dia qualquer, lendo um livro, um jornal, cartas ou emails, acontece a mágica. E as palavras ditas por outra boca, poderia ter sido dita pela minha, por ser tão exata.

E mais, acho que me apaixono porque a palavra de outro me faz entender que pertenço a algo, que alguém já sentiu o que estou sentindo. Serve de consolo, pois sei que não estou sozinha, que há semelhantes, pessoas que pensam, sentem, fazem, exatamente, como eu.

Essa é a magia da palavra, por isso sou apaixonada por ela.